terça-feira, 9 de outubro de 2007

"Hasta la vitória, siempre!"



Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de Junho de 1928 em Rosário, Argentina. Sofria de asma. Jogou futebol, trabalhou como funcionário numa Câmara, trabalhou como voluntário num instituto de pesquisas sexuais, viajou pela América Latina. Cumpre a licenciatura em Direito. Foi fotógrafo de elite no Pan-Americano de 1953. Tira a licenciatura de Medicina, é médico, forma de acabar com as desigualdades e pobrezas que presenciava nas suas viagens. É mais conhecido pela sua luta revolucionária a favor do Comunismo, em várias partes do Mundo, desde América Latina até África. Hoje é, sem dúvida, muito associado à questão, revolução e vitória cubana, ao lado de Fidel Castro.

É cercado e capturado a 8 de Outubro de 1967, na Bolívia, e executado no dia seguinte. Mas só em 1997 os seus restos mortais foram encontrados numa vala comum. Para muitos uma lenda, um mito…mas, sobretudo, uma religião!


Pessoalmente, não admiro nem partilho as suas ideias política, admiro sim a sua coragem.

“Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a Primavera."

"No momento em que for necessário, estarei disposto a entregar a minha vida pela liberdade de qualquer um dos países da América Latina, sem pedir nada a ninguém..."
Palavras de Che Guevara
Morreu à 40 anos...

3 Sussurro(s):

dark_wings disse...

parabéns pelo post senhor partner!
admiro bastante ese senhor mais pela coragem como tu diseste... admiro-o pelos seus ideais de igualdade e de acabar com as injustiças e admiro-o por ter lutado por isso apesar de todos sabermos e acredito que também le sabou-se que é algo completamente utópico!

beijocas enormessssssssss
a ver se n te esqeuces aqui da partner

Anónimo disse...

Eu nao acreduito que tens isto no teu blog.lolol.
Sim che guevara foi um grande homem.acredito que existem outras formas de lutar pela justiça e igualdade economica e de oportunidades que não a guerra.
Acredito que todos seriamos mais felizes se todos tivessemos direito às mesmas coisas.é certo que muitos de nós não fazemos por ter mais, mas também é certo que muitos fazem no e não o conseguem por culpa desta sociedade capitalista e imperialista.não aceito que um varredor seja menos que um medico, ambos colaboram na sociedade à sua maneira.não aceito que alguém n tenha a oportunidade de ser medico porque os seus pais também não o eram.é esta a nossa sociedade infelizmente.
Houve dias em que se dizia que todos tinham as mesmas oportunidades que outros com situaçoes economicas mais favoraveis era chamado o sonho americano.pois nunca houve e nunca irá haver.
apesar de considerar que todos deveriamos ser iguais sei que é algo que não é compativel com o desenvolvimento.O homem é assim é movido pela necessidade e quer queiramos quer não, a unica necessidade que tmeos hoje em dia é de dinheiro, porque nos tornámos consumidores de coisas absolutamente indispensaveis à nossa sobrevivencia, mas que nos fazem evoluir intelectualmente e por isso não sou contra elas, alias consumoas.(merda de capitalista que sou).
acredito sim que seria uma sociedade perfeita se não"cagassemos o que comemos"(li algures numa parede em barcelona e basicamente a frase ilustrava o que significa o comunismo) e não pagar para comer o que cagamos. Todos os dias produzimos muitas coisas, seja qual for a nossa profissao, e em vez de as trocarmos por outras, vendemolas e compramos, esquesito não? e sim as coisas que hoje cagamos e comemos não passam d euma bela merda.
Sei que comunismo não é compativel com a liberdade logo comunismo é justiça economica mas n mais queisso. A unica forma de aliar as duasd coisas seria se toda a populaçao tivesse os memso ideias, e ainda bem q não tem, acho que somos uma sociedade mais bonita se não as ytivermos. mas sim existem sociedades assim, cristas, mas existem.
e cris n é de todo impossivel sociedades destas, existe uma sociedade na dinamarca, em copenhaga de anarcas sem policia, sem regras, e tudo corre bem. sabes qual é a diferença? se formos todos grandes homens de valores n rpecisamos de regras, n precisamos de dinheiro, n precisamos de nda.e passamos para o assunto da educaçao.
mas nem vou por ai.
é possivel, passa por uma questao de cultura, é possivel mas em meios pequenos.
este homem lutou ao lado de outro por uma idiologia q talvez tenha percebido n ser a masi correcta.
o comunismo que existe em cuba não é o comunismo q aceito.o comunismo que eu aceito e que todos tenham mesmo as mesmas coisas e oissso n qer dizer q sejam todos pobres e um representante rico.
obrigado por me teres dado uam oportunidade de mais uma vez falar disto.

se um che e luta por tudo o q pensas, mesmo que signifique algo contrario ao que eu penso ou ao que os à tua volta pensam.faz o que tiveres de fazer mesmo que tenhas de magoar outros, se axares que a tua causa é mesmo justa.usa isto para toda a tua vida e serás feliz.

Anónimo disse...

Não foi licenciado em Direito