quarta-feira, 31 de março de 2010

The Man from Earth


Sinopse:

Uma festa de despedida ao professor John Oldman - e nunca um apelido descreveu tão bem o seu possuidor - muda inexplicavelmente de intento quando este decide contar aos seus amigos que tem... 14 mil anos. Dando ordem a uma larga e extensa discussão científica entre alguns dos mais conceituados professores da Universidade em que leccionava, todo o tipo de dogmas, desde dos religiosos aos científicos, são colocados sobre suspeita, num ambiente céptico e pirrónico que irá provocar algumas crispações. Baseado na última obra de uma dos mais aclamados escritores de ficção científica, Jerome Bixby, "The Man from Earth" é, mais do que um bom filme, uma grande lição sobre a história do nosso planeta.

Opinião:

Bom, este filme foi, talvez, a maior surpresa cinematográfica que me aconteceu nos últimos anos. Penso que desde o Memento e o The Fountain, nenhum outro filme me tinha deixado sem palavras. Como está na sinopse, o filme baseia-se numa "festa de despedida" a um professor, na sua última tarde na sua casa. O filme passa-se todo nessa casa, na sala. Isto é, o cenário é ingénuo e demasiado vulgar. Mas o ponto forte deste filme não é o cenário, não é a produção, não são os actores (que são razoáveis, a maioria de séries televisivas americanas), mas sim o guião. Acho que nunca vi um filme com um guião tão inteligente e original. Penso que nunca vi um filme onde o ponto principal e mais encantador é o diálogo. É assombroso, arrepiante e de dar a volta à cabeça. O desenrolar da história começa com uma afirmação de uma personagem que diz ter 14 mil anos e a partir daí surge uma sequência de diálogos contínuos refutando e alimentando a ideia. São inúmeras as emoções que se tem durante o filme, porque sentimo-nos perplexos, depois rimos, depois ficamos calados... é um jogo impressionante entre a realidade, a fantasia, o nosso planeta, a sua história e a natureza humana social, religiosa e cultural. É uma obra de arte.

Este filme, como já se percebeu pelo que acabei de dizer, tem um argumento fabuloso e, sobretudo, utópico e aproveitado e lançado por uma maior editora e produção não tenho dúvidas que seria um dos sucessos da história do cinema. Todavia, este filme foi produzido segundo um orçamento extremamente reduzido, sendo um daqueles tesourinhos independentes que ocasionalmente aparecem na indústria do cinema e rapidamente se transformam num culto, conquistando dezenas de milhares de espectadores.

É de referir que este é um filme de 2007 e segundo julgo em Portugal se existe é apenas em formato DVD, uma vez que não estreou nos cinemas (o que também não aconteceu em muitos países). Isto é, tenho sérias dúvidas que seja possível encontrá-lo em Portugal. Mas aqui fica a dica, um dos produtores do filme deu a permissão pública para que qualquer cinéfilo curioso pelo filme poderia e deveria fazer o download da Internet, de forma livre e sem qualquer recalcamento pelo acto em si (aqui está uma inovação...). Por isso, aqui fica o conselho: façam o download, vejam e divulguem, mas só peço um favor: quando divulgarem, não contem o final a essa pessoa porque o proveito que ela tirará do filme vai torná-lo numa experiência única que nunca irá esquecer...


Nota: 9/10 - Excelente


Ver_Trailer

0 Sussurro(s):