quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Um cântico de Natal", Charles Dickens


Sinopse:
"Ebenezer Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.
Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma hipótese, e por isso três espíritos o visitariam.

O primeiro espírito é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando Scrooge ainda amava o Natal.

O segundo espírito é o do Natal do Presente. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalina dos Cratchit, onde vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é muito feliz e unida.
O terceiro espírito é o dos Natais Futuros. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge sua morte solitária, sem amigos.

Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem..."


Não há muito que se possa dizer sobre esta obra, pode-se resumir tudo a 4 ideias-chave: foi o ponto de partida para tantas histórias de natal, influenciou vários desenhos animados e filmes, foi a base de todos os contos de natal, o princípio de tudo; depois, é uma leve leitura, é um verdadeiro conto que se lê em duas horas sem dificuldade, tem uma escrita simples, sem complicações, sendo sobretudo um conto destinado ao povo que verdadeiramente sente e vive o eterno espírito de natal; quanto ao conteúdo, é a mítica história do rico /pobre, do feliz/infeliz, do bom / mal, cujo objectivo é tornar aquele que nenhum valor dá naquele que todo o valor se esforça para dar, é uma história do dar sem receber e do conseguir ser feliz sem nada ter; por fim, é uma história de natal e isso diz tudo sobre a sua qualidade…
Talvez o mais conhecido personagem inspirado nesta obra seja o Tio Patinhas (em inglês: Uncle Scrooge), o avarento da Disney que, junto com Mickey, protagonizou o desenho animado, Mickey's Christmas Carol (1983), baseado em A Christmas Carol, o mais famoso dos contos de Natal de Dickens.

0 Sussurro(s):