sábado, 29 de agosto de 2009

"A morte de Ivan Ilitch", de Leon Tolstoi




A Morte de Ivan Ilitch é um romance de Leon Tolstói, publicado pela primeira vez em 1886. Trata-se sobre a morte de Ilitch, a sua vida antes e durante. O livro percorre toda a vida de Ilitch. Inicialmente, começa com o velório, mas depois volta a trás e conta como ele conheceu a sua mulher, as razões e condições do seu casamento até à sua morte. Ivan Ilitch era um juiz muito respeitado que depois de conseguir uma oferta para ocupar funções numa nova cidade, compra a casa dos sonhos da sua mulher e ele próprio se ocupa da decoração. A certa altura, enquanto decorava uma divisão da casa, cai e magoa uma região no rim e, a partir daí, começa a doença que lhe levaria a morte.
A partir daí o livro torna-se um relato do caminho que levaria à morte de Ilitch. A dor, a mágoa, as dificuldades. É um relato impressionante e extremamente tocante capaz de deixar qualquer um a pensar se existe alguém que possa sofrer tanto dor e se algum dia conseguiríamos suportar tanta dor. Deixa-nos sem palavras e surge-nos como uma intensa emoção de desespero em que é imprescindível ter dó de Ilitch. O mais incrível é que perante a falta de apoio da família e todas as mentiras que ela vai criando perante os amigos, apenas se torna agradável para Ilitch estar com o filho de apenas 14 anos e com um criado seu, porque se tornam as únicas pessoas sinceras para ele.

Ivan Ilitch quer morrer, porque se ele morrer será o término da sua dor. Quando está prestes a morrer, ele já sabe, despede-se da família.

Uma obra impressionante de Tolstoi, dizem que é uma das melhores e para mim foi dos livros mais impressionantes que já li, com o relato mais doloroso que algum livro foi capaz de conter… Quanto à escrita, simplesmente genial, nada a dizer a não ser: é impossível parar a meio...

1 Sussurro(s):

russia show disse...

NOvela linda, como toda a obra do Tolstoi, merece ser lida e relida.